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Fundamentado-se no propósito de atender a integração regional, o professor João Barbosa de Souza  criou  o Projeto (NAP) Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania como um projeto de Inclusão social voltado para atender as demandas das Escolas Públicas de Montes Claros, Pirapora, Paracatu, Unaí, São Francisco, Januária, Espinosa, Almenara, Joaíma, Salinas e Brasília de Minas, que ofereçam o Ensino Fundamental e/ou Médio, e preparar os Acadêmicos para o exercício de ministrar aulas com competência técnica e humanística. 

Este projeto visa contribuir para a transformação da realidade social e cultural das referidas cidades, especialmente por meio do reforço escolar, orientações de estudos,  efetivando os objetivos, missão e competência da UNIMONTES. 

Montes Claros é uma cidade que polariza, no Norte de Minas Gerais, grande movimento migratório. A maior parte da população do Norte de Minas e regiões vizinhas, incluindo os Migrantes, conta com Montes Claros como “salvação” para as disparidades sociais, a pobreza, o desemprego, a exclusão social, etc, e a Unimontes é apresentada como único projeto de educação acessível a essa gente tão sofrida. 

Contudo, ter acesso ao ensino superior através do vestibular oferecido pela Instituição, vem se mostrando irreal para a clientela oriunda das escolas públicas devido ao baixo nível de aprendizado, oferecido pelas mesmas, e pela dificuldade de encontrarem professores em algumas áreas. Eles acabam por desistir ao passarem de um processo de vestibular ao outro sem obter o sucesso almejado, com isso a reprovação, em seus vários sentidos,acaba sempre se tornando uma constante em suas vidas. Tendo em vista este diagnóstico e outras informações já anteriormente listadas,  o Departamento de Ciências Exatas juntamente com os demais Departamentos, dos cursos de licenciatura da Unimontes, vêm implementando o Projeto Núcleo de atividades para promoção da Cidadania - NAP, e já com os seguintes resultados, que crescem a cada ano: 

As atividades foram iniciadas em abril/2006, com a participação dos Departamentos de Biologia, Matemática, Comunicação e Letras e História.

Os trabalhos foram iniciados com 09 orientadores, 26 acadêmicos voluntários, atendendo 60 alunos indicados por 17 Escolas Públicas, sendo que, 10 escolas convidadas, não participaram devido à distância e falta de recursos para transporte de seus alunos.

Quinze dos alunos beneficiados, prestaram vestibular 2006-2007, sendo que 08 (oito) desses foram aprovados para a Unimontes.  

Em 2007, os trabalhos continuaram com a participação de 09 orientadores, 58 acadêmicos voluntários, atendendo 200 alunos, indicados por 15 Escolas Públicas.

Quinze alunos foram aprovados nos vestibulares 2007/2008.

Em 2008, o Projeto contou com a participação de 120 Acadêmicos voluntários, 10 Professores orientadores, atendendo 350 alunos, indicados por 25 escolas públicas.

Ainda em 2008 o Projeto foi contemplado pelo Ministério da Educação (MEC), com a doação de Equipamentos e materiais de uso diário, 16 alunos que estudam na Escola Estadual Marilda de Oliveira de Nova Esperança participam do Projeto. Trinta alunos foram aprovados nos vestibulares 2008/2009. 

No ano de 2009, iniciamos os cursos de: Redação, Matemática Básica e Português Instrumental, aulas de Filosofia e Sociologia, o que exigiu uma  participação maior de Professores Orientadores e acadêmicos/professores. 

O Projeto NAP, em 2009, se estendeu também, ao Campus de São Francisco, o que implicou na indicação de mais professores orientadores para Matemática, Física, História, Geografia e Português.

Quarenta (40) alunos foram aprovados nos vestibulares 2009/2010. 

Em 2010 mantivemos os mesmos propósitos de 2009, obtendo resultados semelhantes.

Em 2011 aumentamos nossa meta de atendimentos para Quinhentos (500) alunos em Montes Claros e cento e Cinqüenta ( 150) em São Francisco. Com isso aumentamos também o número de Acadêmicos para Cento e Cinqüenta ( 150) em Montes Claros e Trinta ( 30) em São Francisco.

 A principal atividade oferecida pelo projeto é o reforço escolar em todos conteúdos, com aulas regulares de 2ª feira a 6ª feira, nos horários de 14h às 18h e nos sábados, no horário de 7h30 às 13h30. Essa atividade tem, entre outros, os seguintes objetivos:

a) corrigir as deficiências trazidas pelos alunos beneficiados;

b)   oferecer aos Acadêmicos a oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos na Universidade e de se prepararem para o exercício de sua profissão.

Resultados Obtidos pelo Projeto NAP, até 2011, na Unimontes: 

Dos alunos que frequentaram, regularmente, o Projeto, conforme já foi mencionado, oito foram aprovados nos vestibulares 2007/2008;

quinze alunos foram aprovados nos vestibulares 2007/2008;

trinta alunos foram aprovados nos vestibulares 2008/2009. 

Quarenta(40) alunos foram aprovados nos vestibulares 2009/2010

Quarenta(38) alunos foram aprovados nos vestibulares 2010/2011

Ressalta-se, que um grande número de alunos beneficiados, que passaram no vestibular, retornaram ao Projeto para ministrarem aulas. 

Também consta-se que boa parte dos alunos desligaram do Projeto porque foram aprovados em Cursos Técnicos preparatórios para o trabalho ou conseguiram bolsas de estudo em  Escolas particulares. 

Entre os acadêmicos quatro, que ministravam aulas de Biologia e Química, no Projeto NAP, passaram no vestibular para Medicina, sendo que um deles ( Ex- aluno do NAP) classificou-se em primeiro lugar. 

Até agosto de 2011, dos Acadêmicos que experimentaram o Projeto NAP, foram inseridos no mercado de trabalho: 100% dos Acadêmicos de Matemática, Física, Informática, Química e Biologia.  40% dos Acadêmicos de História, Geografia e Inglês e 60% dos Acadêmicos de Português e Literatura.  

Em 2008 o Projeto foi contemplado pelo Ministério da Educação (MEC), com a doação de Equipamentos e materiais de uso diário.

 Tendo em vista o exposto acima, entendemos que estamos contribuindo para a efetivação dos objetivos, missão e competência da Unimontes.